terça-feira, 29 de setembro de 2015

Dia Mundial do Coração

Hoje é o dia Mundial do Coração e sabe bem falar ao coração. O Homem tem o coração muito empedernido e basta olhar para o nosso lado para logo se constatarem tantos exemplos disso. Às vezes penso que os bons exemplos tendem a esconder-se, a refugiar-se. Quantas vezes se vê publicidade positiva a matérias de índole tão duvidosa, para não dizer outra coisa. E, quantas vezes se aproximam pessoas de nós, que escondidas pela capa do bem, nos querem efetivamente fazer mal...

Mas não nos deixemos enganar pois também podemos cair no erro de ansiar pelo bem, pelo fazer bem feito e isso pode ser mau. Dito de outra forma, querer o bem nem sempre é bom e por paradoxal que pareça, querer o bem pode ser mau. É de facto mau, quando queremos o bem só para nós, ciumenta e invejosamente. Às vezes, os nossos maus olhos levam-nos a retirar o bem do alcance dos outros, e até a destruí-lo. Ora, o bem que divide e exclui nunca é bem. O bem mostra-se tal apenas quando faz união, amizade, pura alegria entre todos.

Um simples copo de água, dado com amor, pode resolver tanta coisa, tantos problemas.  É preciso ir atrás desta busca pelo bem. E por isso é necessário prestar toda a atenção às nossas mãos, pés, olhos, coração. A mão, que indica a nossa ação, pode fazer o bem ou o mal. Se faz o mal, é melhor cortá-la, como faz o lavrador cuidadoso aos ramos secos das videiras e das árvores de fruto. O pé, que indica o nosso caminhar, pode levar-nos por e para maus caminhos. Se nos conduz para o abismo, é melhor cortá-lo. O olho, que indica os nossos desejos de bem e de amor ou de cobiça, ódio, raivas e ciúmes, pode levar-nos à amizade e ao amor ou ao ciúme e à inveja. Estas últimas maneiras de ver levam-nos ao mal, e, portanto, ao sentimento venenoso de queremos o bem só para nós. Aí está como querer o bem nem sempre é bom; pode ser mau. Saibamos, pois, cuidar do nosso coração para podermos ir ao encontro do coração do outro, uma vez que não o podemos arrancar.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Festa do outono

Nada como planear um fim-de-semana em família... Enche-me verdadeiramente a alma. Adoro fazer o programa, selecionar onde quero ir e o que quero que as minhas crianças conheçam. Depois dá-me enorme prazer ver as reações. 
Na sequência dos trabalhos que as minhas filhas fizeram esta semana no Colégio, e que alegremente mostraram ao irmão, prometi-lhes que no domingo as levaria à Festa do Outono, que a Fundação de Serralves, no Porto, organiza com entrada gratuita, no domingo, dia 27 de setembro, entre as 10h00 e as 19h00. O prado e a quinta são o palco privilegiado para toda a animação, que inclui música, teatro, jogos e percursos. Cheira-me que vai haver muito boa disposição.
Antes ou depois da festa, sei que não vou deixar escapar uma visita aos éclairs da Leitaria do Paço e a mítica Francesinha do Café Santiago... Para animar mais ainda, o tempo vai ajudar... Por isso toca a aproveitar!!!

Ainda não tinha falado dos refugiados...

...E ontem ouvi o patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente num jantar debate na Ordem dos Engenheiros dizer aquilo que também penso sobre o assunto.
“Nós temos manifestado estes dois sentimentos: em primeiro lugar, de disponibilidade e depois da consciência que isto tem de ser tudo muito interligado e que há questões de não apenas receber, mas de prover. Estas pessoas precisam de casa, têm filhos, precisam de escola, é trabalho… Há um conjunto de factores que têm de ser todos muito interligados”.
Uma coisa é a disponibilidade que o povo português sempre manifesta nestes casos... assim de repente "somos todos refugiados", enchemos camiões com bens para levar para a Croácia, pegamos em carrinhas e vamos buscar famílias, etc... acho tudo isso muito bem, mas e depois? São pessoas que não falam a nossa língua, que não têm os nossos costumes e se não tiverem ocupação (escola, trabalho, ...) o que farão? E por quanto tempo? Um mar de dúvidas...

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Os segredos de uma relação duradoura

Nenhuma relação profunda é fácil. Isso é ponto assente. Tudo pode começar muito lindo e muito belo mas sem amor tudo se esfuma num instante ao primeiro problema... Ninguém quer chatices e assim que a relação começa a mostrar um ponto fraco, então essa é a hora de partir. É assim que muitos pensam. E acrescento, muitos não sabem o que é amar. O Observador publicou um artigo sobre os 10 segredos dos casais felizes. Gostei do artigo e acho que é importante escrever sobre estas coisas. Na minha versão faria apenas duas alterações: colocaria o ponto 10 em primeiro lugar e acrescentava um ponto, porque sou crente, acho vital rezar em conjunto e, no caso de haver filhos, rezar também com eles, em família.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Ser último...


Olha para ti... queres ser sempre o melhor em tudo o que fazes, queres ser sempre o primeiro, queres sempre ganhar as discussões que tens com os outros. Queres ser o que te vestes melhor, queres ser o que faz "as coisas" mais bem feitas. Ousas dizer que tu não falhas. Os outros, sempre os outros, têm sempre defeitos mas tu não. E reconheceres as tuas faltas é algo impossível porque simplesmente não as tens... Mas pergunta-te a ti próprio: és feliz com esse modo de vida? Quereres ser sempre o primeiro não te obriga a um desgaste imenso, não te traz mais chatices do que sorrisos? Eu tenho a certeza que sim... 
Nos últimos tempos tenho feito um caminho de descida... e em vez de ambicionar ser o primeiro (claro que nunca consegui!) passei a querer ser o último... Não é fácil, claro. Mas também se fosse não tinha a mesma riqueza.
Ser o último e o mais pequeno não é um convite à passividade ou ao complexo do Calimero (coitadinho)! Também não é ser desligado ou desatento. É descobrir a grandeza do que sou pelo que sou (cheio de defeitos!), e pelo que sou chamado a ser e a fazer pelos outros. É despir-me das aparências (não viver em função delas) e libertar-me do desejo de fama (às vezes a fama pode ser "fazer o melhor arroz doce da minha rua"). É saber que o meu valor está no que sou e não no que tenho, e que não preciso do que é exterior para “ser inteiro” (como dizia o grande Fernando Pessoa). No fundo o que todos procuramos é a felicidade e eu acho que por esta via é bem mais fácil de lá chegar... 

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Ainda é verão, mesmo que alguns pensem que não...

O trabalho é imenso e passei por aqui só mesmo para fazer nota que hoje ainda é verão, ao contrário do que muitos apregoam por aí...
Este ano o Equinócio de Outono só ocorre no dia 23 de Setembro às 09h20min. Esse instante marcará o início do outono no Hemisfério Norte e prolongar-se-á por 89,81 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 22 de Dezembro às 04h48min. Entendidos? 
Então vou só ali aproveitar os últimos cartuchos deste verão...

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Eu não tenho filho preferido!!!

E se te perguntassem se tens um filho preferido, o que responderias? Possivelmente a resposta politicamente correta: é inadmissível existir um filho preferido. Mas, dando a volta à questão, se te perguntassem se existe algum filho com o qual mais te identificas? Se calhar já haveria outro tipo de resposta... Ou então não!!
Estas e outras questões estão no livro O Filho Preferido (editora Pactor), escrito pelas psicólogas Fátima Almeida (que fala, em entrevista, ao Observador) e Laura Alho.
Uma coisa sei, quem tem um filho único, tem um filho preferido, sem dúvida... agora eu que tenho três posso preferir uma característica de um e/ou outra de outro mas não consigo dizer que tenho um filho preferido!!!! 

Filhos na cama dos pais: nãooooooooo!!!!

Desde que as minhas gémeas nasceram que nunca mais tive uma noite "à antiga"... Acontece sempre qualquer coisa. Claro que agora com o bebé é sempre necessário dar-lhe o biberão a meio da noite... Mas voltando às gémeas, uma delas dorme muito bem no seu quarto e na sua cama desde que fez um ano. Mas a outra nem pensar... Parece que a sua cama tem picos... Se estiver muito cansada até adormece bem, após ouvir uma história. Contudo, ao fim de uma hora ou duas desata num berreiro que deve acordar a rua toda... Só acalma se for dormir para a cama dos pais... Tem quatro anos... 
Esta semana lancei-lhe um desafio: se dormisse três noites na cama dela, do princípio ao fim da noite, no sábado iriamos todos ao Jardim Zoológico... algo que ela, em concreto, gostaria muito.
A "coisa" começou bem... mas o objetivo não foi alcançado... todas as noites, com excepção da primeira, o fenómeno deu-se... Começo a não saber o que fazer? 

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

500 euros em material escolar

Como explicar a alguém que aqui esteve quase uma hora a lamentar-se, que gastou 500 euros em material escolar este mês, que eu gasto bem mais que isso, todos os meses, para ter os meus filhos no colégio? Não sou milionário, não estou armado em snob, nada desses rótulos... mas o que é certo é que só a partir dos 5 anos é que há vagas garantidas no ensino público... Isto sim está errado!!! 

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Tiramisú

O dia está cinzentão... espero que não esteja já a puxar o outono... Ainda é cedo. Anima-me ter à minha espera em casa este tiramisú... A receita é fácil e o sabor é fabuloso... gosto bastante!! Sempre dá um ar adocicado ao fim do dia...

Ingredientes
400 gr de queijo ricotta
100 gr de palitos de champanhe
4 dl de natas frescas (cerca de 30 min no congelador)
170 gr de açúcar
6 gemas
4 folhas de gelatina
café forte açucarado q.b.
cacau em pó q.b.

Preparação
1. Demolhar as folhas de gelatina em água fria. Escorrê-las e derretê-las (costumo utilizar o banho maria).
2. Colocar as natas no copo da Bimby e introduzir a borboleta. Ligar 2,5min/vel4. retirar e reservar.
3. Colocar no copo as gemas com o açúcar e o queijo e ligar 1min/vel6, juntando as folhas de gelatina derretidas quando o programa estiver quase a terminar. Retirar do copo e envolver com as natas.
4. Num pirex, dispor as camadas alternadas do creme e dos palitos de champanhe previamente demolhados em café, sendo que a última deve ser de creme.
5. Levar ao frio até solidificar e, na hora de servir, polvilhar com cacau e decorar a gosto.

Espero que gostes... 

Sempre palavras tão sábias...

O que é que pode tocar a liberdade de alguém que “faz o que quer” e que foi educado desde pequeno com um conceito de felicidade para quem “a felicidade é não ter problemas”? Em geral, educam-se as crianças com este desejo de que a felicidade é “não ter problemas e fazer o que se quer”.

Uma vida sem problemas é aborrecida. É um tédio. O homem tem, dentro de si, a necessidade de enfrentar e de resolver conflitos e problemas. Evidentemente, uma educação para não ter problemas, é uma educação asséptica. Faça você mesma a experiência: pegue num copo de água mineral, de água comum, da torneira, e depois pegue num copo com água destilada. Mete nojo, mas a água destilada não tem problemas... (risos) é como educar as crianças no laboratório, não é? Por favor!

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

É a chave do sucesso...

"Estou a gostar mais deste ano do que dos anteriores, porque agora sou marido e pai e isso torna tudo melhor" Novak Djokovic, vencedor do US Open

O que é bom acaba rápido...

Três semanas depois estou de volta... precisei mesmo de fazer uma pausa e agora venho de baterias totalmente carregadas... Passar férias no norte de Portugal é algo que gosto mesmo muito... Não consigo abdicar das praias algarvias mas o norte transmite a paz e a humildade que as férias de praia não permitem... No norte é tudo mais genuíno. As pessoas são mais amigas, olham mais pelo outro. E eu gosto muito disso...
Para mim um verão perfeito tem que incluir algarve e norte, sem dúvida.
Já tinha feito o cruzeiro das 6 pontes no rio Douro mas desta vez fui mais além... De facto o cruzeiro da Régua até ao Pinhão é simplesmente espetacular. Quem não fez, tem que fazer. É obrigatório. As paisagens são de uma tranquilidade e beleza que todos devíamos ter o direito de ver, um dia. Desde as pessoas humildes a vender chapéus no cais da régua, à tripulação do barco, passando pela população do Pinhão, é tudo magnífico. 
As minhas crianças andaram pela primeira vez de barco e estavam eufóricas, não perderam pitada... Nem o calor que se fazia sentir as fez ir para o piso coberto do barco... 
Ver aquelas vinhas todas trabalhadas dá mesmo vontade de sonhar em ser dono de uma, um dia... 
Pufff... agora é tempo de voltar à realidade!!! Bora a isto!!!

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Feijoada de potas

Estar de férias também implica saborear outros petiscos que nem sempre podemos experimentar ao longo do ano.  Assim descobri num restaurante algarvio muito castiço uma feijoada de potas fantástica. Soube tão bem que não descansei enquanto não descobri uma receita que se aproximasse daquela. Muito agradável, deixa um cheiro fabuloso e faz relembrar momentos únicos. Bom apetite!!!

Ingredientes
1kg Pota (congelada em tiras)
200g Miolo de Camarão
1 Cebola
2 dentes Alho
q.b. Coentro
50g Azeite
1 folha Louro
80g Tomate (polpa)
2 Cenoura (médias)
1 Chouriço (carne)
2 latas pequenas Feijão (branco)
q.b. Piri-Piri
q.b. Sal

Preparação
1. Colocar no copo a cebola, os coentros, o alho e o azeite e picar 5seg/vel5.
2. Juntar a polpa de tomate e a folha de louro, refogar durante 5
min/Varoma/vel1.
3. Acrescentar as cenouras cortadas em rodelas finas e as tiras de pota cortadas aos quadrados. Programar 15min/100ºC/Velocidade Inversa/vel «Colher».
4. Adicionar uma lata de feijão, o miolo de camarão e o chouriço em pedaços e temperar com sal e piri-piri (atenção que o chouriço já tem sal). Programar 10min/100ºC/Velocidade Inversa/vel «Colher».
5. Colocar o preparado num tabuleiro e juntar a outra lata de feijão, envolver bem. (O copo da Bimby não tem capacidade suficiente para colocar todo o feijão e por isso optei por misturar, o restante, depois de tudo preparado. Não se notou diferenças.)
6. Servir acompanhado de arroz branco, também feito na Bimby.