quarta-feira, 27 de maio de 2015

Salada Russa

Com o calor que está tenho a certeza que era capaz de reduzir a minha dieta alimentar a gelados... acho que não há gelado que não goste... vale tudo...
Como não é possível, gosto de saladas por estes dias. E neste caso gosto da versatilidade que a Salada Russa permite. Pode levar os legumes que quiser e acompanhar várias coisas: panados, filetes... Desta vez fiz com atum.
A Salada Russa feita na varoma fica sempre bem e a maionese que a acompanha claro que é caseira. Não gosto de misturar logo a maionese na salada porque acho que cada um deve colocar a maionese na quantidade que gosta. Eu ponho pouquinha...
Para o toque de excelência basta picar os picles e o ovo no final... Levar ao frigorífico e servir bem fresca... Dá para levar para o trabalho, para a praia, para o campo... Perfeito...

Ingredientes
batatas cortadas aos cubos pequenos
cenouras cortadas em cubos
ervilhas congeladas
600 gr. de água
3 ovos
sal
cerca de 100 grs de picles variados 
2 latas de atum 

Preparação
1) Colocar as batatas, as ervilhas e a cenoura no recipiente varoma.(As quantidades são de acordo com o gosto de cada um).
2) Deitar água no copo, introduzir o cesto e colocar dentro os ovos. 
3)Colocar a varoma sobre o copo e programar 25min/Temp.Varoma/Vel1.
4) Retirar a varoma, colocar os ovos em água fria para arrefecer.
5) Colocar os legumes numa taça grande, temperar com sal e deixar arrefecer os legumes até estarem mornos.
6) Colocar os ovos descascados, os picles no copo e picar 2 seg/Vel4.
7) Juntar esta mistura aos legumes que estão na taça, adicionar o atum e envolver cuidadosamente os legumes (eu costumo servir a maionese à parte).
8) Enformar, se desejar, a salada.
9) Opcionalmente, decorar com tiras de pimento, tomate cherry, folhas de alface, ovos às rodelas e azeitonas.
10) Reservar no frigorífico até à hora de servir.

Et voilá...

2 comentários:

  1. Adoro salada russa (= agora até fiquei com vontade de fazer

    ResponderEliminar
  2. Somos dois eu também podia alimentar-me à base de gelados no verão :))
    Mas essa salada tem muito bom aspecto!
    Bj S

    ResponderEliminar