sexta-feira, 29 de agosto de 2014

I like to move it, move it


...e vou finalmente pôr-me a caminho das tão ansiadas férias.

Estava desejando que este momento chegasse...

Parto com a sensação de dever cumprido...objetivos atingidos...e assim sabe muito melhor!!!

Até ao meu regresso!!!

Três meses que passam a correr

Os bebés, como se sabe, avaliam o mundo pelo sabor. Tudo o que agarram é para colocar na boca. No entendimento deles, julgo eu, aquilo que não serve para comer não serve para mais nada. As mães, por exemplo, dão leite, portanto comem-se, e assim sendo são certamente muito úteis.

Mas um pai, para que serve um pai?!

Um pai serve para fazer um fantástico Bolo de Amêndoa com Ovos-moles, reunir a família à mesa e cantar com as minhas filhas gémeas os Parabéns ao mano que fez três mesinhos de vida e...está giro, giro e giro...dá cada vez mais gozo vê-lo crescer...Como é maravilhoso o dom da Vida!


Utilizei a receita da Revista Bimby - Momentos de Partilha, de maio de 2014, que aqui partilho.

Ingredientes
BOLO
Manteiga q.b. para untar
150 gr de sobras de pão partido em pedaços
250 gr de amêndoas com pele
350 gr de açúcar
250 gr de água
3 ovos
3 gemas de ovo

OVOS-MOLES
140 gr de água
250 gr de açúcar
8 gemas de ovo
Amêndoa laminada q.b. para enfeitar

Preparação
BOLO
1. Pré-aquecer o forno a 180º C. Forrar uma forma de fundo amovível com aproximadamente 22 cm de diâmetro com papel vegetal e untar com manteiga. Reservar.
2. Colocar no copo o pão e a amêndoa e ralar 10seg/velocidade9. Retirar e reservar.
3. Colocar no copo o açúcar e a água e programar 14min/varoma/velocidade colher inversa.
4. Inserir a borboleta. Adicionar o pão e a amêndoa ralados e programar 5min/100ºC/velocidade2. Retirar o copo da base e deixar arrefecer até atingir os 60ºC, aproximadamente 15 min.
5. Colocar o copo na base, adicionar os ovos e as gemas e envolver 20seg/vel3. Deitar na forma e levar ao forno a 180ºC cerca de 35 minutos. Retirar e deixar arrefecer.


OVOS-MOLES
6. Retirar a borboleta. No copo limpo colocar a água e o açúvar e programar 20min/varoma/vel1. Retirar o copo da base e deixar arrefecer até atingir os 60ºC, cerca de 15 minutos...
7. Cortar as gemas com a ajuda de uma faca e passar por um passador de rede fina. Deitar a calda em fio sobre as gemas e envolver com a ajuda da espátula.
8. Inserir a borboleta. Colocar no copo a mistura e programar 5min/100ºC/vel1. Retirar, deixar arrefecer cerca de 20 minutos e cobrir o bolo. Servir polvilhado com a amêndoa laminada.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Inovar, criar, produzir

Gosto de pessoas que inovem, que não estejam presas ao passado...

Gosto de pessoas que criem valor, que não repliquem ideias de outros...

Gosto de pessoas que produzam, que não se acomodem à espera que os resultados apareçam...

Os potes da fase de grupos da Champions

Hoje é dia em cheio no mundo futebolístico...

Desde logo porque os chamados três grandes do futebol português estão inseridos no restrito grupo de equipas europeias que garantiram o acesso aos famosos potes...(Nota: pote em brasileiro significa bacio!!!)

Assim e sem mais rodeios:
Pote 1: Real Madrid; Barcelona, Bayern Munique, Chelsea, Benfica, Atlético de Madrid, FC Porto e Arsenal

Pote 2: Schalke 04; Borússia Dortmund; Juventus; Basileia, Shakhtar Donetsk; PSG, Zenit e Manchester City

Pote 3: Bayer Leverkusen; CSKA; Liverpool; Atlético de Bilbau; Olympiacos; Ajax; Galatasaray e Sporting

Pote 4: Anderlecht; Roma, Malmoe; Mónaco; Ludogorets, Maribor, BATE Borisov e APOEL

Posto isto os meus palpites são:
Benfica; Basileia; Atlético de Bilbau e Malmoe...
Porto; Bórussia de Dortmund; Liverpool; Mónaco...
Sporting; Real Madrid; PSG; Roma...

A juntar ao sorteio teremos também a votação para o prémio de melhor futebolista a atuar na Europa UEFA Best Player in Europe Award na época 2013/14. Cristiano Ronaldo é um dos três finalistas da quarta edição do prémio, juntamente com dois jogadores do Bayern Munique, o guarda-redes alemão Manuel Neuer e o extremo holandês Arjen Robben.

E para terminar o dia em beleza, Judite de Sousa entrevista Cristiano Ronaldo, na TVI.

A conversa entre a jornalista e o avançado português passará hoje à noite no «Jornal das 8». Será a não perder...

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O melhor do mundo são as crianças

Ai que prazer
não cumprir um dever.
Ter um livro para ler
e não o fazer!
Ler é maçada,
estudar é nada.
O sol doira sem literatura.
O rio corre bem ou mal,
sem edição original.
E a brisa, essa, de tão naturalmente matinal
como tem tempo, não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto melhor é quando há bruma.
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

E mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças,
Nem consta que tivesse biblioteca...

Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Hora do regresso ao treino

Quando temos a graça de ter um filhote recém-nascido, associado ao facto de as irmãs de três anos também exigirem imensa atenção, há várias rotinas que têm necessariamente que ficar um pouco de lado... No meu caso o treino foi uma dessas rotinas...

Sempre fiz desporto na minha vida, umas vezes mais a sério, outras vezes para manter a forma física, mas sempre por prazer!

Acontece que quando fico muito tempo sem treinar começo a ficar birrento, zango-me facilmente e sinto claramente que o meu corpo está a querer dizer qualquer coisa... É a hora do regresso ao treino
Treinar e estar em forma física, para além de outras vantagens, tem a capacidade de aumentar a minha capacidade de trabalho, consigo realizar mais no mesmo tempo que tenho disponível para efetuar as tarefas que me são propostas.

Como mente e corpo estão sempre interligadas, é necessário dar ao físico um novo impulso. Nesta fase inicial, e que custa tanto, o enfase deverá estar no volume de treino e na boa execução técnica para depois ir aumentando progressivamente a querida amiga intensidade.

Depois de dois, quase três, meses sem treinar, quase que custa apresentar os números da foto, mas, agora que regressei, tenho que ser regular. 

Primeiro que tudo: regularidade de estímulos! É melhor treinar 30 minutos do que não fazer nada. O objetivo não é apenas marcar uma cruz na tarefa de agenda que diz: treino. O objetivo é fazer com que cada treino seja um estimulo, cada treino me obrigue a sair da zona de conforto, para que depois o meu corpo se transforme no sentido de ser mais forte, mais resistente e mais flexível.

Custa muito, o regresso!!! Mas depois vale bem a pena! Bons treinos!!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

21.º Domingo do Tempo Comum

"Dar-te-ei as chaves do Reino do Céus; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu” (Mt 16, 13-19)

O Evangelho deste domingo toca-me de forma especial...pois foi este o texto que serviu de inspiração para o nome do meu filhote... Tudo tem uma razão de ser...

E se hoje te encontrasses com Jesus, e Ele te atirasse assim de repente a pergunta: “Para ti, quem sou Eu?”.

E desta resposta depende, verdadeiramente, a transformação da nossa vida. É de uma grande responsabilidade, porque podemos criar imagens erradas de Deus, de Jesus, d’Ele próprio. Porque a fé não é a nossa fé. A vida cristã não é uma ideologia, não é uma filosofia, não é uma moral. É uma relação íntima com Jesus, uma relação íntima com Ele. E se esta relação é verdadeiramente profunda não há nada que a destrua. E aqui começamos a ser discípulos. E então responderemos como Simão Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”. E Jesus gostou daquela resposta.

Mas disse-lhe: “Pedro, não são palavras tuas. Não foi a carne, nem o sangue que te revelaram isso, mas foi o meu Pai que te revelou isso”. De facto para nós Jesus será sempre um mistério, é impossível conhecê-lo sozinhos, sem ser em comunidade. O nosso conhecimento não alcança quem Ele é. Mas relacionando-nos com Ele e ouvindo a sua Palavra crescemos n’Ele e então ficamos a saber quem Ele é. 

E então, Jesus quase como agradecido, diz: “Tu és Pedro e sobre esta pedra eu construirei a minha Igreja”. E, portanto, Pedro sentiu-se apanhado, desta maneira, com uma missão nova. Jesus era a pedra angular da igreja. Ele como missão tinha de ser a pedra sobre a qual se iam erguer as comunidades cristãs e ia nascer o novo povo de Deus, a nova Igreja. Um desafio imenso...

Esta Igreja já passou por muita coisa e teve muitas contradições ao longo dos tempos. Também Jesus as teve. Porque a Jesus aceitavam que Ele era o Messias pelo que fazia, mas não acreditavam que Jesus fosse aquele homem simples, pobre. E, também, de Pedro muitas vezes se desconfia: “Como é que um homem pode governar a Igreja e o mundo?”. Pois não é a carne, nem o sangue que move o Papa Francisco que agora nos rege em nome de Jesus, mas é, de facto, o Pai que está nos céus.

Nos dias de hoje é importante testemunhá-lO e levá-lO a cada homem e a cada mulher. O Mundo procura Deus onde Ele não existe. O homem e a mulher dos nossos dias precisam de acreditar em algo...e bem sei que as alienações são imensas...e o Mundo tem propostas aparentemente mais tentadoras...contudo não geram a Vida!!!

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Como é bom vir para o trabalho...

Devo ser caso raro...ou então até há mais pessoas como eu...Mas estava ansioso por voltar à minha secretária do trabalho...ao meu Excel...aos símbolos químicos...

Há dias em que as minhas filhas gémeas estão ao rubro...pedem tudo e mais alguma coisa...desarrumam tudo o que encontram...mexem em tudo o que não devem...fazem asneiras como se não houvesse amanhã...uma quer ver o Ruca...outra não quer...e zangam-se...e batem-se...tudo isto fora o trabalho rotineiro de ter que lhes dar banho...dar o jantar...ler-lhes histórias...ouvir o que têm para dizer...

Confesso que por vezes, nos últimos tempos quase sempre, o cansaço se apodera de mim...E o cansaço é uma coisa tão pessoal como a alma, os gostos, as virtudes, as preferências futebolísticas ou políticas...

Sentir-me cansado é algo muito subjetivo, como qualquer sentimento o é - ter fome, ter sono, estar alegre ou triste, não são decretáveis por lei nem regulamentáveis em qualquer Diretiva da União Europeia. Umas pessoas aguentam mais outras menos...

Há um momento em que o corpo (ou a mente, ou ambos) pedem tréguas e, das duas uma, ou lhes damos razão e descansamos - e o cansaço passa -, ou persistimos a não ouvir a "voz do dono" (e a voz da razão) e continuamos sem descanso, até ficarmos KO.
É certo que no trabalho não descanso mas pelo menos consigo estar sentado e a pensar noutras coisas...

E amanhã já é fim de semana...snif, snif...

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Praias de água cristalina para conhecer

1. Cala Mariolu, Sardenha, Itália
2. Porthcurno, Cornualha, Inglaterra
3. Cala Macarelleta, Minorca, Espanha
4. Porto Katsiki, Lefkada, Grécia
A água, assim como o Sol, é um recurso natural indispensável à vida no planeta Terra. Possui um enorme valor económico, ambiental e social, fundamental à sobrevivência do Homem e dos ecossistemas no nosso planeta.

As primeiras formas de vida surgiram nos oceanos há cerca de 4 milhões de anos. A água é fundamental porque é um recurso natural único, escasso e essencial à vida de todos os seres vivos.

E é tão essencial que quero mesmo conhecer estas praias de águas tão cristalinas, que enquanto estou a trabalhar me animam o pensamento... Não são fabulosas?

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Férias (quase) à vista # 2

É inevitável... Já só penso em férias... sei que ainda falta algum tempo mas há coisas que gosto de ir pensando para quando chegar o momento estar tudo previsto... estou indeciso no modelo mas este ano as férias serão em modo Havaianas e em modo Paez...

As Paez surgiram na Argentina em 2007 por 3 amigos jovens empreendedores: Tomas Pando, Francisco Murray e Francisco Piasentini. Na busca de valores como a simplicidade, conforto e inovação escolheram as alpergatas, produto tipicamente Argentino para as relançarem além fronteiras.

Aliando ótimos produtos com design inovador e um excelente serviço. Este calçado abrange homens, mulheres e crianças de todas as idades proporcionando um andar descontraído, confortável e intemporal.

Acho fantástico!!

São parecidos com o pai...

O humorista Herman José, de quem gosto de alguns sketches, publicou recentemente na sua rede social a pergunta: "Terei direito a subsídio por ter uma família numerosa?".

Apesar de difícil, tento ao máximo, e esforço-me mesmo, por não julgar as ações e até mesmo as motivações dos outros, como se de alguma forma soubesse quais são. Tento não julgar a cor da pele, a linguagem corporal e o odor pessoal. Esforço-me por não julgar histórias e relacionamentos e até o valor da vida de uma pessoa de acordo com o meu conceito de beleza.

Contudo, não consegui ficar indiferente quando vi a foto do Herman José a brincar com o tema das famílias numerosas. Conheço várias famílias que atravessam dificuldades nesta altura, com o início de mais um ano letivo à porta...são inscrições nos colégios, são livros, são materiais escolares, fora tudo o resto que faz parte do dia a dia e que implica boa parte do orçamento familiar. São famílias, e a minha incluo, a quem uma verdadeira política de apoio à natalidade faria todo o sentido.

Confesso que nunca achei piada a fotos onde se incluí os animais domésticos como fazendo parte da família. Gosto de cãezinhos e gatinhos mas confundi-los com humanos já é algo que não consigo concordar.

Neste caso, se pudesse encontrar o Herman José apetecia-me dizer-lhe, cara a cara, e com o mesmo tom jocoso que o seus filhos são super parecidos com o pai...

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Frases que marcam

"Muitos acreditam que é o amor que cresce, mas é o conhecimento que cresce, enquanto o amor se expande simplesmente para o conter. O amor é apenas a pele do conhecimento." in A Cabana, de Paul Young.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

20.º Domingo do Tempo Comum

"Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas" (Mateus 15:28)

O Evangelho deste domingo revela uma história cheia de contrastes. Jesus andava, por ali, pelas terras do costume, fazendo milagres, pregando, encontrando-se com pessoas e aparece-lhe uma mulher estrangeira. Não era do povo de Israel, não era do grupo, não era da cultura e não era, também, da missão prioritária de Jesus. 

Contudo aquela mulher é mãe e tem uma necessidade especial: a sua filha está gravemente doente. E apresenta-se a Jesus pedindo insistentemente que Este cure a sua filha, que dê à sua filha aquilo que todos os pais querem para os seus filhos: a alegria, a felicidade, a paz e, neste caso, a cura, a cura profunda da sua doença. 

E Jesus tem uma primeira reação estranha, rude e até de alguma ligeireza. Jesus rejeita a mulher! Jesus usa até uma expressão muito dura: "quando o dono da casa está à mesa com os filhos não dá comida aos cachorros". 

E a mulher num rasgo, por um lado de humildade, por outro de profundo amor pela sua filha e, portanto, de urgência pela cura, arrisca a insistência. E a insistência é traduzida numa expressão belíssima e fortíssima: “mas até os cães comem das migalhas que caem da mesa do dono”. E Jesus como que se rende, fica quase sem palavras. Parece que se rende, mas é mais do que isso. Percebe-se de Jesus que Ele estava à espera de poder apresentar, a todos, este exemplo de fé. 

E o que é que é este exemplo de fé? É o de uma mulher que por amor, por amor da sua filha, da necessidade da sua filha, agarra-se verdadeiramente a Jesus. Agarra-se a Jesus porque sabe que Ele tem força curativa. Agarra-se a Jesus porque sabe que Ele é salvador, é capaz de transformar o mal em bem.

Agarra-se a Jesus porque do seu coração nasce um movimento de confiança, de certeza de que Dali vem o que só Deus pode trazer. Dali vem o amor que cura, o amor que redime, o amor que transforma. 

Esta mulher merece, por isso, de Jesus o elogio maior que pode haver: “nunca vi tão grande fé em Israel”. O que nos diz que a fé é isto. A fé é humildade confiante; humildade que se põe aos pés de Jesus, humildade que insiste com Jesus, humildade que não se sobrepõe a Jesus. Mas a fé é, igualmente, amor que espera, amor que sabe donde vem o bem e a vida, amor que sabe que daquele rosto, daquele Senhor, daquele gesto vem a salvação, vem sempre a salvação; quaisquer que sejam os timings, quaisquer que sejam as etapas; quaisquer que sejam as circunstâncias ou quaisquer que sejam, até, os caminhos, por mais sinuosos que pareçam. O amor é a chave da fé. 

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Amanhã não é feriado...


É dia Santo...e isso faz toda a diferença!!!

A Igreja Católica assinala a solenidade litúrgica da Assunção de Maria, um dogma solenemente definido pelo Papa Pio XII, em 1 de novembro de 1950 e celebrado há vários séculos.

“Declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial", refere a constituição apostólica ‘Munificentissimus Deus’ com a qual se deu a definição deste dogma da fé católica.

Pio XII referia que “não só os simples fiéis, mas até aqueles que, em certo modo, personificam as nações ou as províncias eclesiásticas, e mesmo não poucos padres do Concílio Vaticano pediram instantemente à Sé Apostólica esta definição”.

“Com o decurso do tempo essas petições e votos não diminuíram, antes foram aumentando de dia para dia em número e insistência”, acrescentava.

No calendário litúrgico da Igreja celebra-se, com a categoria de solenidade (a mais importante, além das celebrações dominicais), a 15 de agosto.

A data está em destaque no jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, num artigo intitulado ‘Mulher do Magnificat’.

“A Virgem inspira-nos uma memória rebelde, que saiba reagir à resignação do fatalismo. À luz do Evangelho, a Mãe de Jesus inspira-nos também uma memória do compromisso, que saiba evitar o abraço mortal do medo, que é um instrumento ao serviço da «lei do mais forte», que transforma o mundo numa espécie de «inferno globalizado».”, pode ler-se.

Best Youth & Moullinex - In the Shade

Luís Clara Gomes, mais conhecido como Moullinex e Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas corpo e mente dos Best Youth, embarcaram numa parceria e produziram In The Shade, um tema que me cheira a mar, praia, sangria ao pôr do sol...

Muito bom!!!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Férias (quase) à vista...

Romance, aventura, família, num ambiente seguro, divertido e de qualidade... não é uma proposta excelente? É precisamente o que é necessário para umas férias memoráveis...

Acredito que Setembro será o mês mais forte deste Verão...tem apenas contra os dias serem muito mais pequenos...mas no fundo não vale mais a qualidade do que a quantidade?

Nesta altura confesso que já estou ansioso... Férias (quase) à vista!

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Outro mau exemplo...

aqui tinha mencionado o mau exemplo que acho que estas figuras dão à sociedade... não são figuras quaisquer e têm impacto nos milhões de seguidores e fãs que os idolatram e seguem...

O ator Robin Williams morreu esta madrugada. O comediante, de 63 anos, foi encontrado sem vida na sua casa, no norte da Califórnia.

As autoridades admitem a possibilidade de suicídio por asfixia, mas as causas da morte continuam a ser investigadas. A autópsia e outros exames periciais estão previstos para hoje.

Robin Williams estava a "combater uma severa depressão", de acordo com o seu agente, em declarações citadas pelo site Entertainment Weekly. "É uma perda trágica e repentina. A família pede que respeitem a sua privacidade numa altura muito difícil e dolorosa", acrescenta.

A mulher do ator já emitiu uma declaração: “Esta manhã, perdi o meu marido e melhor amigo, enquanto o mundo perdeu um dos seus atores mais amado e um ser humano maravilhoso”, afirma Susan Schneider

"O meu coração está destroçado. Em nome da família do Robin, pedimos privacidade durante este momento de profunda dor. Na hora de o recordar, esperamos que as atenções não se centrem na morte do Robin, mas nos inúmeros momentos de alegria e riso que ele proporcionou a milhões de pessoas", sublinha. 

Com um historial de episódios de abuso de drogas e álcool, o ator tinha dado entrada num centro de reabilitação do Minnesota, no mês passado, para continuar a manter a sobriedade.

Os seus representantes garantiram na altura que Williams não tinha voltado a utilizar drogas ou álcool, mas tinha dado entrada na clínica para “afinar e focar” a sua sobriedade depois de um período de agenda muito carregada. 

Volto a insistir neste ponto...estas pessoas têm fama, dinheiro, prestígio, tudo aquilo que a maior parte do Mundo ambiciona...contudo falta-lhes a outra dimensão da Vida...esse é o segredo!!!

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Uma toalha de praia para famílias numerosas


Encontrei a solução para diminuir a quantidade de toalhas que tenho de levar para a praia....a toalha Flat Seat XL da Origama é fantástica para o meu núcleo familiar de 5 elementos!!! Cabemos ali todos...perfeito!!!


Ir para a praia é uma aventura com crianças, comidas, brincadeiras, bugigangas, chapéus, toalhas, cremes e afins... Agora é só controlar as areias na toalha, coisa que detesto, mas já é uma medida de apoio às famílias numerosas!!!! Tema tão em voga e que na prática tem sido uma mão cheia de nada!!


A Origama é uma marca nacional criada em 2012 que se destaca por outro tipo de toalha - mas que nesta fase da minha vida ainda não me serve - que é a surpreendente toalha de praia modular que funciona como uma chaise longue.


Feita 100% em algodão, esta toalha disponível em várias cores e com uma alça de transporte, traz duas estacas feitas em pinho com garantia vitalícia que são o suporte para colocar a toalha numa posição personalizável e confortável ao estilo de cada um. Daqui a uns tempos o uso que lhe darei...


Só mais um pormenor que acho muito interessante...A produção das toalhas Origama Chaise Longue é feita totalmente em Portugal.

Obrigado Origama...

19.º Domingo do Tempo Comum

"Homem de pouca fé, porque duvidaste?" Mt 14, 31

O episódio deste domingo situa-se na área do lago de Tiberíades ou de Genesaré, esse lago de água doce com 21 quilómetros de comprimento e 12 de largura situado na Galileia e que é o grande reservatório de água doce da Palestina, precisamente a zona que está em guerra atualmente!

Para os judeus, o mar – e o lago de Tiberíades ou de Genesaré é considerado, para todos os efeitos, um “mar” – era o lugar onde habitavam os monstros, os demónios e todas as forças que se opunham à vida e à felicidade do homem. Na perspectiva da teologia judaica, no mar o homem estava à mercê das forças demoníacas; e só o poder de Deus podia salvá-lo…

O “barco” dos discípulos tem de abrir caminho através de um mar de dificuldades, continuamente batido pela hostilidade dos que não acreditam e pela recusa do mundo em acolher os projetos de Jesus. Todos os dias o mundo me mostra – com um sorriso irónico – que os valores em que acredito e que procuro testemunhar estão ultrapassados. Todos os dias o mundo insiste em provar-me – às vezes com agressividade – que só serei competitivo e vencedor quando usar as armas da arrogância, do poder, do orgulho, da prepotência, da ganância… Como devo colocar-me face a isto? É possível desempenhar o meu papel no mundo, com rigor e competência, sem perder as referências cristãs e sem trair os seus valores?

Para que seja possível viver de forma coerente e corajosa na dinâmica cristã, os discípulos têm de estar conscientes da presença de Jesus, o Senhor da vida e da história, que as forças do mal nunca conseguirão vencer nem domesticar. Ele diz aos discípulos, tantas vezes desanimados e assustados face às dificuldades e às perseguições: “tende confiança. Sou Eu. Não temais”. Os discípulos sabem, assim, que não há qualquer razão para se deixarem afundar no desespero e na desilusão. Mesmo quando a sua fé vacila, eles sabem que a mão de Jesus está lá, estendida, para que eles não sejam submergidos pelas forças do egoísmo, da injustiça, da morte. Jesus, vivo e ressuscitado, não deixa nunca que sejamos vencidos. Poderoso!

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Há festa na Cidade

As Festas do Barreiro 2014, de 8 a 17 de agosto, arrancam, já, hoje. Artesanato, Feirantes, Gastronomia, Tasquinhas, Divertimentos, Juventude, Desporto, Exposições, Mostra Empresarial e Institucional, e muita, muita música, marcam presença no evento, com três palcos. 

Os The Gift, que tanto gosto (espero que os meus filhotes me ajudem a ir ver o concerto) abrem, hoje às 22h00 dez dias de espetáculos no Palco das Marés, que encerram, domingo, 17 de agosto, à mesma hora, com Quim Barreiros (dá para passar um bom bocado!!!). 

São muitas as razões para virem cá dar um salto...Toda a informação relacionada com o assunto pode ser consultada aqui...

Boas festas!!!

Isto é algo que me preocupa...


E não é uma questão de somenos...a Madrid já chegaram dois missionários infetados...

Aqui pode ler-se o Comunicado do Diretor-Geral da Saúde, de 08/08/2014, sobre a Declaração da OMS de «Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional».

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A divertida hora de adormecer gémeos

Henriette Jonassen é uma mãe atarefada mas com muito bom humor. Em pleno verão norueguês, que significa 24 horas de luz por dia, tudo o que ela mais quer é colocar os seus dois filhos gémeos a dormir - e, com sorte, poder ela mesmo descansar um pouco. 

Algo bem mais difícil do que pode parecer!!! Conformada, decidiu filmar a tarefa e partilhar o seu drama com o mundo. Eu, pai de gémeos, consegui sorrir com o vídeo. Contudo na hora de adormecer as minhas filhas chego a ter vontade de chorar, tal não é o cansaço que por vezes se apodera de mim...

Acho muito interessante que de um momento complicado se consiga criar um momento divertido...um bem-haja Henriette Jonassen!!!

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Bolo de Cenoura com Chocolate

Mais uma aventura culinária com dois alimentos muito ricos em antioxidantes naturais: a cenoura e o chocolate!!

Casam muito bem e originam um excelente resultado final...

Fiz com ajuda de robot de cozinha, vulgo Bimby, mas como tudo, pode ser feito de outras formas.

Bolo 
1. Pré-aqueçer o forno a 180°C. Untar uma forma de coroa com margarina e polvilhar com farinha. Reservar. 
2. Colocar no copo a cenoura (250 gr.) e ralar 15 seg/vel 9. 
3. Adicionar os ovos (4 un.), o óleo (110 gr.) e o açúcar (320 gr.) e programar 1 min/vel 6 (mexer). 
4.Adicionar a farinha (220 gr.) e o fermento (1 colher de chá) e envolver 15 seg/vel 3. Deitar o preparado e levar ao forno cerca de 40 minutos. Retirar do forno e esperar que o bolo arrefeça. 

Cobertura 
Colocar no copo a margarina (40 gr.), o açúcar (70 gr.), o chocolate em pó (40 gr.) e o leite (40 gr.) e programar 8 min/Varoma/vel 2 (mexer em lume forte). Cubrir o bolo com o preparado de chocolate.

Et voilá!!!

Meu querido mês de Agosto

Além das férias para boa parte da população portuguesa, Agosto marca o regresso de milhares de emigrantes, que aproveitam para matar saudades de Portugal. Nesta altura do ano, há mesmo aldeias no interior do país que quintuplicam a população. 

As matrículas francesas, suíças, luxemburguesas em carros vistosos anunciam que estão de volta os filhos da terra. As aldeias envelhecidas do interior do nosso país renascem por esta altura.

Já várias vezes dei por mim a pensar que se fosse emigrante não viria passar férias à aldeia...iria explorar outras zonas do globo e que tivessem, por exemplo, um resort fantástico onde pudesse verdadeiramente descansar de mais um ano de labuta...

Os emigrantes pensam de maneira diferente, e ainda bem, pois revitalizam as microeconomias das aldeias, trazem alegria, vida, etc. a zonas do país que também estão ansiosas pelo regresso dos seus filhos... Muitas aldeias regressam à vida nesta altura do ano. E é de louvar!!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Paz à sua alma...


É um facto...a equipa gloriosa da época 2013/2014 que fez o triplete e quase ganhou a Liga Europa partiu...e partiu para muitos lados: Valência, Madrid, Liverpool, São Petersburgo, Mainz e agora também Trabzonspor... e pode não ficar por aqui!

Por tudo isto, paz à sua alma!

Como adepto vivo com preocupação o que tenho observado nesta pré-época. Os números não são nada animadores: 8 Jogos, 2 Vitórias e 6 Derrotas (6 golos marcados-14 golos sofridos). E o primeiro jogo oficial será já no próximo Domingo contra o Rio Ave.

Ainda nenhuma contratação se mostrou reforço e acho que o JJ terá um desafio imenso esta época... Até agora também ainda não ouvi o presidente LFV falar sobre o assunto. Não é já tempo de vir a terreiro dizer o que os adeptos podem esperar para a próxima época? 

Bem sei que muitos eventuais titulares estão lesionados mas a equipa terá necessariamente levar uma volta. Assim não pode continuar...

Como é que uma equipa que num ano ganha tudo, ou quase tudo, no ano seguinte desmantela todo um trabalho que vinha sendo em crescendo há já algumas épocas... É triste!!!

A última vez que o Benfica foi campeão duas épocas seguidas foi há trinta anos...quererá porventura este facto querer dizer alguma coisa?

18.º Domingo do Tempo Comum

"Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes”. Mt 14:17

A fome daqueles que nos rodeiam é uma ferida que deveria sangrar constantemente nos nossos corações! E não estará nas nossas mãos a cura desta ferida? Uma cura, que pode vir de pequenos gestos de amor, afinal, quem de nós, não tem “5 pães e dois peixes”?

É difícil acreditar, mas é a dura triste realidade; num mundo com tanta fartura, ainda hoje, morrem pessoas vítimas do nosso abandono, seres humanos, que continuam a morrer de fome, ou por doenças causadas pela subnutrição. Uma clara consequência do nosso egoísmo, que nos fecha à partilha.

A todo o instante, pessoas que procuram ajuda, desfilam diante de nós! São irmãos nossos, pessoas desprovidas do mínimo necessário para sobreviverem. E quantos de nós tapamos os nossos ouvidos preferindo ignorá-los, para nos isentar de quaisquer responsabilidade sobre o assunto? 

Diante do apelo dos pobres, é muito importante aprender a partilhar. “Cinco pães e dois peixes” significam na totalidade (“sete”): é na partilha da totalidade do que se tem que se responde à carência dos que nos rodeiam. É uma totalidade fracionada e diversificada mas que, posta ao serviço dos outros, sacia a fome do mundo. 

É também, compromisso cristão, despertar no outro a necessidade de Deus, mas antes, é preciso saciar a sua fome, criar no seu coração a necessidade de Deus, como fez Jesus: a partir da necessidade do pão material, Ele criou a necessidade do pão da vida eterna. Quem partilha com o outro, o pão material, desperta nele, a necessidade de Deus, pois ele vê na pessoa que o ajudou, a presença do próprio Deus.

Na multiplicação dos pães, Jesus nos ensina na prática, que é na partilha que resolvemos o problema da fome, mas não podemos ficar apenas por aí, é preciso ir mais longe. Além de uma consciencialização social, precisamos de ter conhecimento político, para que possamos eleger com responsabilidade os nossos governantes, homens e mulheres, comprometidos com o bem comum, que se empenhem no sentido de diminuir a desigualdade social. Pensemos nisto!!!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Dúvida existencial...

É que não percebo mesmo...por mais galões que peça vêm sempre acompanhados com dois pacotes de açúcar...mas porquê? 

Cabelo curto?!

"Não resisti. Outra vez!", escreveu Benedita.

Benedita Pereira parece não ter resistido à nova moda dos cabelos curtos e decidiu voltar cortar o seu. Em 2012, Benedita Pereira já tinha cortado o cabelo da mesma forma. 

Mas custa tanto vê-la assim... Não percebo porque é que quem tem um super cabelo comprido opta, assim do nada, por cortá-lo!!!

Aqui me confesso, detesto ver raparigas, mulheres, senhoras de cabelo curto!!! É que não liga mesmo...